Big Brother Brasil – tudo sobre o BBB

No longínquo ano de 2002, a Rede Globo levava ao ar a primeira edição do Big Brother Brasil, programa feito pela produtora Endemol, e que se transformou em um enorme sucesso em vários países. A versão brasileira do reality show era uma incógnita, já que ninguém poderia prever como o público iria reagir quando começasse a acompanhar 12 participantes anônimos que seriam vigiados 24h por dia durante três meses.

A regra do BBB é simples: os participantes ficam confinados em uma casa de vidro e são vigiados o tempo todo por inúmeras câmeras que seguem os seus passos. Lá eles não têm acesso ao rádio, à televisão ou à internet. Ou seja, não tem contato com o mundo exterior. Não podem conversar com parentes e amigos e precisam aprender a conviver com pessoas que nunca viram antes. Os conflitos são inevitáveis. Mas, também há tempo para amores (vários casais já foram formados), amizades e cumplicidade.

O público é soberano e através de votação semanal vai eliminando um brother (irmão) até que na final, ao invés de eliminar um participante, o público escolhe entre os finalistas aquele que deve ganhar o prêmio em dinheiro. 

O primeiro Big Brother Brasil teve a maior audiência de todas as edições, e isso se explica pelo fato de o programa ser uma novidade. Na estreia, o BBB marcou 48,7 pontos. Já a segunda edição do programa – também estreado em 2002 poucos meses depois do fim da primeira edição – registrou somente 28,3 pontos. A partir de 2003, somente foi realizada uma edição por ano até chegar a 2013, que marca a décima terceira do BBB.

Confira a seguir as audiências de estreia do BBB.

BBB 1 – 48,7 pontos 
BBB 2 – 28,3 pontos
BBB 3 – 37,0 pontos
BBB 4 – 41,9 pontos
BBB 5 – 45,9 pontos
BBB 6 – 44,8 pontos
BBB 7 – 42,7 pontos
BBB 8 – 36,6 pontos
BBB 9 – 37,2 pontos
BBB 10 – 30 pontos
BBB 11 – 34 pontos
BBB 12 – 34,3 pontos
BBB 13 – 25 pontos

Em 2012, circulou a informação de que a Rede Globo teria acertado com a Endemol outras edições do BBB até 2016. Apesar da oscilação do programa em termos de ibope, a repercussão do BBB ainda é enorme, movimentando comentários em redes sociais e gerando matérias em jornais e revistas. O faturamento da emissora carioca através de merchandising é outro ponto favorável à continuidade do programa na televisão.

Como é o BBB 

O jornalista Pedro Bial é o apresentador desde a primeira edição do programa (no BBB 1 ele tinha como companhia a atriz Marisa Orth).

Depois de serem selecionados, os participantes do BBB ficam confinados em um hotel no Rio de Janeiro até o dia da estreia do programa. Neste dia, ao vivo, Pedro Bial faz o primeiro contato com os moradores da “nave louca do BBB”. Uma prova é realizada para decidir quem é o primeiro líder do BBB, que recebe imunidade e não pode ser votado. O líder escolhe em votação aberta um dos participantes para ir para o paredão e um segundo concorrente é escolhido pelos outros brothers em votação fechada.

votação do BBB é feita em um confessionário, ou seja, numa cabine isolada, a qual os participantes só têm acesso quando são chamados para indicar um nome para o paredão BBB, que na maioria das vezes é formado somente por dois brothers (já teve casos em que o paredão foi formado por três participantes). Se houver empate, o líder é que irá decidir quem irá ao paredão. Depois de escolhidos os participantes do paredão é a vez de o público votar no Big Brother que quer ver eliminado. A escolha é feita por telefone e pela internet e a cada semana um participante deixa o programa.

A produção do Big Brother Brasil, comandada por Boninho, sempre busca por inovações. Já teve o quarto branco (três participantes vão para o quarto branco e ficam isolados por alguns dias) e o “Big Fone” (implantado no BBB 8 e que permaneceu nas futuras edições), que pode ser atendido por qualquer um dos participantes. No entanto, quem atende não pode revelar o que “A Voz” lhe disse. “A Voz” pode dar uma ordem, que deve ser seguida e não pode ser divulgada para os outros brothers, pode imunizar a pessoa que atendeu o Big Fone, pode indicar que ela tem o direito de imunizar outra pessoa, ou pode levar quem atendeu ao telefone para o paredão, por exemplo. Quem revelar o que “A Voz” disse pode ir ao paredão.

Durante a semana são realizadas provas para obter comida e provas de liderança. Edições do BBB ao vivo acontecem quando há prova do líder e eliminação. Na Rede Globo, o BBB é exibido diariamente, mas no dia da votação quando são indicados os candidatos ao paredão (domingo) e no dia da eliminação (terça-feira), a edição é maior. No entanto, quem é aficionado pelo programa e não quer perder nenhum detalhe pode acompanhar a performance dos brothers através do canal pay-per-view.

Vencedores do BBB

Em 12 edições do Big Brother Brasil, os homens venceram nove vezes e as mulheres, três. Kleber Bambam foi o primeiro vencedor do programa e faturou um prêmio de R$ 500 mil. Ele conquistou definitivamente o coração do público quando, aos prantos, pediu à produção do programa que devolvesse Maria Eugênia, a boneca feita de sucata que foi retirada da casa.

Confira a relação dos vencedores do Big Brother até hoje.

BBB 1 – Kléber Bambam
BBB 2 – Rodrigo Cowboy
BBB 3 – Dhomini
BBB 4 – Cida
BBB 5 – Jean Wyllys
BBB 6 – Mara
BBB 7 – Diego Alemão 
BBB 8 – Rafinha 
BBB 9 – Max
BBB 10 – Marcelo Dourado 
BBB 11 – Maria Melilo
BBB 12 – Fael 
BBB 13 ?

Polêmicas do BBB

Desde o início, o BBB despertou polêmicas. O reality show é o tipo de programa que desperta paixões ou ódio. Uma coisa, no entanto, é certa: ninguém consegue ficar indiferente. Já houve barracos, discussões e algumas polêmicas envolvendo os participantes. Confira a seguir as 10 maiores polêmicas do BBB. 

  • 1° lugar – Suposto estupro

Na edição de número 12, após uma festa, os participantes Daniel e Monique dormiram na mesma cama. Os bbbmaníacos notaram que o modelo se movia intensamente enquanto que a estudante parecia estar parada, imóvel, ou pouco se mexia. A suposição de que seria um estupro fez com que a produção do programa eliminasse o brother. Um inquérito foi aberto, mas não ficou comprovado o suposto estupro.

  • 2° lugar – A Transexual

Pela primeira vez, o BBB teve um participante transexual. A cabeleireira Ariadna fez a revelação após ser eliminada no primeiro paredão da edição do BBB 11.

  • 3° lugar – Infidelidade de Zezé di Camargo 

A participante Talula, do BBB 11, disse para quem quisesse ouvir que Zezé Di Camargo era infiel e que sua ex-esposa Zilú (na época eles ainda eram casados) sabia disso.

  • 4° lugar – Garota de Programa

Maria Melilo seria garota de programa antes de entrar no BBB 11, segundo a transexual Ariadna. Ela fez esse comentário junto a outros brothers. Tempos depois alguns vídeos eróticos da atriz caíram na internet com o pseudônimo de Meg Melillo.

  • 5° lugar – “Hetero não pega AIDS”

O lutador Marcelo Dourado, participante do BBB 10, provocou indignação ao afirmar que “Hetero não pega AIDS, isso eu digo porque eu conversei com médicos e eles disseram isso. Um homem transmite para outro homem, mas uma mulher não passa para o homem".

  • 6° lugar – Sexo caseiro na rede

Um vídeo amador feito através de um celular caiu na internet e expos a intimidade de Maíra Cardi, do BBB 9. No vídeo, ela aparece fazendo sexo com o ex-marido. Maíra também protagoniza cenas picantes de sexo oral. 

  • 7° lugar – Quase Extraditado

Sérgio Tavares, mais conhecido como o Serginho, do BBB 1, quase foi deportado para a França. Ele tinha sido contratado para trabalhar num salão de beleza no Brasil, mas já estava com o visto temporário expirado. Serginho chegou a ser notificado pela policia federal para que deixasse o país em oito dias, mas ele conseguiu se livrar.

  • 8° lugar – AVC na casa do BBB

A promoção “Quero ser um Big Brother” levou a dona de casa, Marielza Souza, para dentro da casa mais vigiada do país, durante a edição do BBB 5. No entanto, ela acabou sofrendo um AVC (acidente vascular cerebral) após 10 dias de confinamento, e foi substituída.

  • 9° lugar – Eliminação antes da estreia do BBB 

Antes mesmo de entrar na casa do BBB 6, o participante Leandro Moraes foi eliminado quando ainda estava confinado em um hotel no Rio de Janeiro. Ele foi expulso por conhecer funcionários da emissora e esconder essa informação.

  • 10° lugar – Bulimia

A empresária Alessandra Begliomini, a Leka do BBB 1, sofreu de bulimia, um distúrbio alimentar, enquanto participava do reality. Logo após as refeições ela se trancava no banheiro e vomitava o que havia comido por medo de engordar.

BBB 13

Na estreia do BBB 13 era grande a expectativa pelos ex-big brothers que iriam voltar ao programa e terão mais uma chance de ganhar o prêmio, que agora é de R$ 1,5 milhão. Afinal, a produção do Big Brother Brasil abriu uma enquete para saber quem o público gostaria que voltasse para a casa mais vigiada do país.

Foram criados 28 Paredões "Retrô BBB": Dhomini X Bambam; Natália X Thaís; Marcela X Solange; Alan X Fernando; Adriano X Harry; Anamara X Tina; André X Daniel; Gyselle X Mariana; Diogo X Rogério; Adriana X Renata; Antonella X Juliana; Alan Pierre X Rafael; Ana Carolina X Tatiana; Emanuel X Michel; Juliana Goes X Leka; Cristiano X Daniel Saullo; Elenita X Lia; Analice X Estela; Fabiana X Thaís; Felipe X Rafa; Laisa X Roberta; Diana X Fernanda; Eliéser X Jonas; Manuela X Natália; Cadu X João Maurício; Fani X Karla; Wesley X Zulu e Thyrso X Yuri.

O público elegeu os seus favoritos e a produção do Big Brother Brasil deu a palavra final sobre quem ganharia mais uma chance no Big Brother 13. Foram escolhidos: Kleber Bambam, Fani, Natália, Anamara, Eliéser e Dhomini (estes dois últimos foram eliminados no Paredão Retrô). Os seis ex-BBBs se juntaram a Aline, André, Andressa, Aslan, Fernanda, Ivan, Marien e Nasser e deu-se o início de mais um jogo.  

Só que ainda não terminou. Outros seis candidatos a Big Brother (3 homens e 3 mulheres) concorrem as duas últimas vagas para o BBB 13. São eles: Marcello, Kamilla, Kelly, André, Samara e Bernardo. Eles estão confinados em uma casa de vidro instalada em um shopping de São Paulo, desde o dia 05 de janeiro, e fazem de tudo para conquistar o voto do público que passa horas em frente da casa interagindo com os brothers confinados.

Quem será que vai ganhar o BBB 13? Será que são os participantes novatos, desconhecidos ou o público irá premiar outro ex-BBB, como fez em 2010, quando decretou o lutador Marcelo Dourado o grande vencedor daquela edição (Dourado já tinha participado do BBB 4)?