Audi que estaciona sozinho

Todos2.109 Visualizações

A Audi divulgou um vídeo que parece ter saído direto de filmes como Batman e 007. No vídeo, um carro da Audi estaciona sozinho através de um aplicativo no smartphone da motorista. Ela sai do carro, aciona o aplicativo e o carro vai sozinho até a garagem, passa a cancela, procura uma vaga e estaciona com perfeição. Parece os carros de controle remoto que tanto o morcegão como o agente secreto britânico adoram usar em seus filmes.

O carro conseguiu realizar essa proeza por causa do novo sistema automático de estacionamento desenvolvido pela Audi. O novo sistema opera opera ou por meio de ultra-som, ou por meio de câmeras que exibem imagens através do monitor de bordo. No caso do estacionamento usado no vídeo, podemos ver vários sensores espalhados pelo caminho que "orientam" o carro. Na verdade, há uma comunicação entre os sensores e o sistema de bordo do carro. Em suma, todos os estacionamentos teriam que ter o mesmo equipamento instalado e configurado para que os carros estacionassem sozinhos. Se ainda estamos longe dessa realidade, pelo menos a tecnologia já existe e funciona sem falhas. Assista o vídeo do Audi estacionando sozinho e se impressione!

Novo sistema ajuda motorista na hora de estacionar

A tecnologia revolucionária do novo sistema pode não ser empregada em toda sua extensão (ainda), mas ela traz uma solução particularmente conveniente, que é a ajuda de estacionamento. Quando o motorista encontra uma vaga de estacionamento o carro é capaz de executar todos os movimentos de direção necessários. E a vaga pode ser paralela ou perpendincular à rua. O sistema encontra a vaga de estacionamento com sensores de ultra-som que fazem a varredura da rua em duas dimensões durante a condução em velocidade moderada. Assim que os sensores encontram uma vaga com espaço adequado o sistema notifica o motorista através de uma mensagem no visor.

Se o motorista quiser estacionar na vaga sugerida, basta colocar o carro em marcha à ré e o sistema de ajuda de estacionamento assume a direção. O motorista deve acelerar, mudar de marchas e freiar. Quando a vaga de estacionamento é paralela, o espaço precisa ter pelo menos 80 centímetros (2,62 pés) a mais do que o veículo propriamente dito. A assistência pode realizar várias manobras de estacionamento e também oferece suporte na hora de sair de vagas paralelas à rua.

Audi estaciona sozinho

Outra tecnologia da Audi é o sistema de estacionamento Plus (Parking System Plus) que conta com câmeras de visão surround. Quatro pequenas câmeras – uma na frente, uma na parte traseira e outras nos retrovisores laterais registra as imediações do veículo. O motorista pode escolher entre uma variedade de pontos de vista no monitor de bordo, incluindo uma visão aérea virtual para se localizar sem precisar olhar os retrovisores ou colocar a cabeça para fora do carro. online casino australia Outra aplicação para essa tecnologia pode ser testada nas esquinas ou cruzamentos com visão obstruída – o sistema pode analisar o tráfego que o motorista não consegue ver, tanto à frente quanto atrás, evitando acidentes.

ACC Stop & Go e visão noturna

Outras duas funções sensacionais que o novo sistema proporciona são o assistente de visão noturna e o piloto automático que se adapta ao trânsito.

O assistente de visão noturna usa uma câmara de imagem térmica. Suas imagens em preto-e-branco são apresentadas no visor DIS, destacando os pedestres identificados que passam na dianteira do veículo. Se o assistente de visão noturna detecta uma situação potencialmente perigosa, que irá destacar o pedestre em questão em vermelho – que também será visível no display opcional. Veja o vídeo:

Já o piloto automático que se adapta ao trânsito é perfeito para ser usado em engarrafamentos. O sistema é chamado de Adaptive Cruise Control (ACC) com função Stop & Go e é o principal componente dos sistemas de assistência de direção da Audi. Ele regula a velocidade e a distância parao veículo da frente em um intervalo de zero a 250 km/h.

O sistema emprega um ou dois sensores de radar montados na traseira, dependendo da configuração. Os sensores transmitem ondas de radar para detectar objetos até 250 metros (820,21 pés) à frente do veículo. O motorista pode variar a distância parao veículo da frente e controlar a dinâmica em vários níveis – desde esportivo ao confortável. Naquele engarrafamento chato de para e anda, o sistema desacelera o carro até ele parar completamente. Após uma breve parada, como no engarrafamento ou mesmo em um semáforo, ele automaticamente segue o veículo da frente. Se o tempo de parada for muito longo, o motorista deve tocar no pedal do acelerador. O piloto automático interage com outros sistemas de assistência ao motorista, utilizando os dados de quase 30 unidades de controle para analisar todos os arredores do veículo. O sistema utiliza esta base de dados ampla para reconhecer cenários complexos e oferecer apoio antecipado para o motorista. Como ele funciona em conjunto com o MMI Navigation Plus, ele consegue reconhecer o caminho pela frente e pode usar esta informação para controlar a velocidade do veículo.

A Audi oferece uma série de versões do ACC Stop & Go para diferentes modelos – inclusive sem a função Stop & Go. As versões diferem ligeiramente em seu modo de operação devido aos diferentes graus de redes e configurações.