Guy Fawkes e as máscaras das manifestações

Você já deve ter notado que, ultimamente, muitas pessoas têm saído às ruas usando uma máscara com o rosto de um homem com bigode e um sorriso sarcástico. Mas como surgiu essa máscara? O que ela representa? Bom, para explicar porque ela tem sido utilizada em muitas manifestações no Brasil e em todo o mundo é preciso conhecer a história de Guy Fawkes.

Nascido em 1570, e de família anglicana, Guy Fawkes (também conhecido como Guido), foi um soldado inglês que se converteu ao catolicismo aos 18 anos. A Inglaterra, de maioria anglicana, perseguia os católicos, e Guy se juntou a um grupo de revoltosos participando da famosa "Conspiração da Pólvora" (Gunpowder Plot), que tinha como objetivo explodir o Parlamento britânico e matar o rei James I, que faria um discurso no local, além de todos os membros do parlamento. Também estava nos planos sequestrar a filha do rei e liderar uma insurreição popular contra a perseguição católica. A ação foi planejada para o dia 5 de novembro de 1605.

Liderado por Robert Catesby, o levante católico contra os protestantes não deu certo e a explosão que foi planejada não ocorreu. Isto porque o plano foi descoberto e Fawkes, um perito em explosivos que seria o responsável por detonar 36 barris de pólvora acabou sendo descoberto e preso. Fawkes foi interrogado, torturado e executado na forca por traição e tentativa de assassinato. Seu corpo foi esquartejado. Ele morreu no dia 31 de janeiro de 1606. Outros conspiradores também foram mortos.

Até hoje a data de sua captura, no dia 5 de novembro, é celebrada na Inglaterra, na chamada "Noite das Fogueiras" (Bonfire Night). 

Guy Fawkes

A Máscara das Manifestações – V de Vingança

Em 1982, o roteirista Alan Moore e o desenhista David Lloyd criam a graphic novel "V for Vendetta" (V de Vingança). A história se passa numa Inglaterra fictícia, comandada por um regime totalitário. É nesse cenário de descrença e revolta com relação aos desmandos do governo que surge um vingador mascarado, um anarquista, que utiliza o condinome V, e que tenta promover uma revolução e destruir o Estado.

A história possui influências da "Conspiração da Pólvora", já que a explosão do parlamento inglês também está nos planos do herói mascarado e vingador anônimo que usa uma máscara inspirada no rosto de Guy Fawkes, símbolo de rebelião, anarquia e liberdade. Através do personagem da série em quadrinhos, a máscara se tornou mundialmente famosa, e hoje, é uma referência para a cultura pop.

Em 2006, a história de "V de Vingança" foi adaptada para o cinema e os ideais de liberdade e justiça estão todos no filme. Há quem diga que o filme tenha inspirado muitos movimentos revolucionários que se surgiram nos últimos anos.

O que é o Grupo Anonymous

A máscara que representa a figura e os ideais de Guy Fawkes começou a ganhar maior destaque a partir de 2008, quando o Anonymous, um movimento hackers de âmbto internacional usou a máscara para chamar a atenção e protestar contra a Igreja da Cientologia nos Estados Unidos. Desde então, os participantes do grupo que são considerados hackivistas, ou seja, ativistas da Internet, passaram a usar a máscara durante protestos realizados em vários países.

Os hackivistas são capazes de invadir páginas de órgãos públicos, de governos, de hackear contas no Twitter e no Instagram e, por isso, são apontados como sucessores do WikiLeaks (grupo transnacional que publica na internet informações confidenciais, fotos e documentos vazados de governos e de empresas), já que o Anonymous se assemelha ao WikiLeaks devido à sua capacidadade de fazer descobertas e investigações.

Originado em 2003, o grupo atua de foma anônima, não tem um líder definido, e nem está associado a qualquer partido político. Por não se identificarem, ou seja, por não mostrarem o rosto, eles atribuem o rótulo de "anônimos" a si mesmos. Mas, como eles se comunicam? Para coordenar as ações que desenvolvem em qualquer país do mundo, eles se comunicam através de imageboards e fóruns da Internet.

No Brasil, o Anonymous também é atuante. Recentemente, o grupo foi apontado como um dos responsáveis pela mobilização de milhões de brasileiros que foram para as ruas protestar, inicialmente, pedindo pela diminuição do preço da passagem de ônibus, e depois se estendeu para outras reivindicações. O convite para que a população fosse para a rua visava fazer uma manifestação pacífica contra o governo. O chamado foi feito através das redes sociais e, é claro que a máscara do Anonymous, ou melhor, a máscara de Guy Fawkes foi para as ruas mais uma vez, mantendo seu legado ativo durante séculos.

Remember, remember, the 5th of November

The gunpowder, treason and plot;

I know of no reason, why the gunpowder treason

Should ever be forgot.

Tradução livre:

"Me lembro, me lembro, do cinco de novembro;
Do atentado e da pólvora, se deve saber;
E não vejo razão, para que tal traição;
Um dia se venha a esquecer.
"