Água Oxigenada – Verdades e Mitos

Dicas Rápidas7.681 Visualizações

Você sabia? A água oxigenada (H202 – Peróxido de Hidrogênio) é um dos mais potentes desinfetantes que existem, embora a informação não seja muito divulgada por não ser muito lucrativa? Seu uso geralmente é relegado apenas às mulheres devido suas propriedades para clarear cabelos e pelos do corpo. Mas deixar as mulheres mais bonitas e atraentes não é a única utilidade desse poderoso líquido…

Em 1920, os soldados morriam mesmo tendo sobrevivido a tiros e outros ferimentos, em decorrência das infecções. A água oxigenada foi desenvolvida para justamente desinfetar os ferimentos, contendo assim as infecções que resultavam em gangrena e  morte. A fórmula se chama peróxido de hidrogênio.

Os motivos pelos quais as propriedades curativas da água oxigenada não são amplamente divulgados são obscuros, muitos especialistas dizem que é por causa do baixo lucro, pois seu custo é barato. De qualquer forma, agora você vai saber mais sobre a importância desse líquido milagroso e pode divulgar para familiares e conhecidos.

A importância da água oxigenada

  • Você pode limpar sua escova de dente com uma solução de água oxigenada. Quando guardamos a escova em um armário é mais fácil que se acumule germes e bactérias nas cerdas. Tratando com a água oxigenada ela fica livre desses germes causadores de gengivite e outros problemas, além de ficar mais conservada, claro. Basta borrifar um pouco nas cerdas.
  • Depois da lavagem de talheres e utensílios de cozinha (como tábuas de carne e outros) você pode usar água oxigenada para ajudar a eliminar qualquer bactéria residual, especialmente as temidas salmonelas.
  • Problemas com chulé? A água oxigenada pode te ajudar! Passe nos pés, além de ajudar com o problema do mau cheiro ela ajuda a evitar frieiras mobile casino acabando com os fungos.
  • Machucados e ferimentos podem ser tratados com a água oxigenada. Passe no local ferido para ajudar na cicatrização. Repita várias vezes ao dia o procedimento. Foi comprovado que até gangrena pode ser tratada com água oxigenada, que ajuda na regressão do problema.
  • Nariz congestionado por causa de gripes, resfriados e sinusite? Misture com água (meio a meio) e pingue no nariz. A solução matará micro-organismos como bactérias e germes. Depois de esperar um tempo para que faça o efeito desejado, assoe o nariz.
  • Higiene total. Misture um pouco com a água do banho e a água oxigenada fará bem a sua pele, além de combater fungos e micoses. Uma imersão na banheira é o ideal mas se não der conte com a ajuda de um balde.
  • Desinfete peças de roupa com água oxigenada. Basta fazer uma solução com água e deixar as peças de molho para que elas sejam desinfetadas. Lençóis, graldas, ou qualquer roupa com sangue ou outras secreções são desinfetados. Depois de deixar de molho basta lavar normalmente.

Verdades e mitos da água oxigenada

Essas dicas são apenas o começo, você pode usar as propriedades da água oxigenada para muito mais coisas no seu dia a dia. Com certeza você encontrará outras utilidades para esse líquido milagroso.

tome cuidado com alguns mitos, como usar a água oxigenada para limpar cozinhas e banheiros. Como é desinfetante, pode se imaginar que faria o efeito desejado, mas na verdade ela só fica ativa na presença da enzima catalase, facilmente encontrada no sangue e fluidos orgânicos. Quando reage com boas quantidades dessa enzima a água oxigenada libera oxigênio ativo e mata os geremes. A enzima pode ser liberada através de microorganismos também, mas a quantidade encontrada nessas áreas da casa pode ser insuficiente para produzir o efeito necessário, ou seja, seria inútil usar água oxigenada para limpezas domésticas.

No caso dos utensílios de cozinha é recomendado o uso da água oxigenada após lavá-los normalmente com detergente. Nesse caso, a água oxigenada ajuda na eliminação dos microorganismos que ainda permaneceram em talheres, panelas, tábuas, copos, etc.

Muitos falam que a propriedade antisséptica da água oxigenada pode servir para uma boa higiene bucal. Usando apenas uma colher para bochechar mata todas as bactérias e germes existentes na boca. Para completar, o bochecho regular ainda clareia seus dentes. Mas cuidado, usar a água oxigenada dessa forma – pura – para fazer bochechos pode ser perigoso. Consulte seu dentista, caso contrário pode provocar lesões na gengiva e agravar gengivites. O melhor é usar as soluções prontas para enxaguar a boca após a escovação, como Listerine e outros. Elas já contém a água oxigenada diluída com outros produtos e não causarão problemas.