Acabe com a dor nas costas

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Um mal que acomete grande parte da população, a dor nas costas gera desconforto, mina a nossa produtividade e pode a longo prazo limitar nossos movimentos de maneira temporária e até permanente. Quem trabalha muito tempo sentado, não tem uma postura correta e não pratica exercícios físicos é um forte candidato, assim como quem carrega muito peso, faz esforços excessivos e mulheres que estejam grávidas.

Fatores clínicos também acionam as dores nas costas, como hérnia de disco e escoliose. A dica é que se você estiver com uma dor nas costas por mais de 4 dias, procure um médico. Provavelmente ele indicará exames e um posterior tratamento de com medicamentos e fisioterapia para ajudá-lo.

 



 

O que causa dor nas costas

Nossa vida moderna trouxe consigo uma lista extensa das causas da dor nas costas, mas vamo tentar limitar esses fatores aos mais comuns:

  • má postura,
  • maus hábitos ao dormir,
  • tensão,
  • contratura muscular,
  • rupturas e traumatismos leves,
  • falta de flexibilidade e de tônus muscular também são causas importantes de dor nas costas, pois impedem a sustentação adequada do peso corporal.
  • a dor nas costas durante a gravidez pode ser causada pelo peso gerado pela barriga e pela má postura da grávida no dia a dia. Para aliviá-la recomenda-se deitar-se de barriga para cima, com os joelhos dobrados por alguns minutos, especialmente quando a dor for intensa.

Como tratar dor nas costas

A rotina do tratamento de dores nas costas pode variar de acordo com o problema lombar do paciente, mas quando é causada pelos fatores que descrevemos acima geralmente é composta de alguns passos:

  • repouso
  • compressas de água morna na região
  • tomar analgésicos
  • antiinflamatórios em alguns casos
  • fisioterapia

A fisioterapia para dor nas costas dividida em várias sessões servirá para diminuir a inflamação nas costas proveniente do problema. Podem ser usados aparelhos de ondas, compressas e massagens, que relaxam a musculatura contraída. Em alguns casos exercícios específicos são imcluídos no intuito de fortalecer a musculatura. O médico deve avaliar a evolução do paciente para determinar o número de sessões fisioterápicas. A sequência do tratamento da dor nas costas pode incluir outros métodos auxiliares como natação e hidroginástica (ou hidroterapia). Musculação e ginástica podem ser inseridos em um outro momento.

Se a dor nas costas for originária de outras complicações clínicas como hérnia de disco, problemas na coluna vertebral ou outras causas, o médico pode recomendar tratamentos diferentes e até cirurgia.

Como evitar dor nas costas

As causas mais comuns das dores nas costas são má postura e estresse. Veja como evitar a dor nas costas:

  • caminhar mantendo uma boa postura
  • sentar mantendo a mesma boa postura, principalmente no escritório em longas jornadas de trabalho (veja imagem abaixo)
  • dormir com uma postura correta
  • faça atividades domésticas como varrer casa e cozinhar mantendo uma postura correta (veja imagem abaixo)
  • exercícios físicos regulares são importantes
  • melhorar a flexibilidade dos músculos das costas fazendo exercícios físicos
  • pessoas acima do peso devem emagrecer
  • praticar exercícios como andar de bicicleta, natação, pilates, ioga, ginástica localizada ou qualquer outra atividade física da sua preferência pelo menos 3 vezes por semana
  • cuidado no trabalho: não force as costas e corrija sempre sua postura, sentando com as costas eretas,
  • a hora de dormir é muito importante, afinal são 8 horas em média. Durma com um travesseiro adequado (consulte seu ortopedista). Quem dorme de barriga para baixo deve usar um travesseiro mais baixo, quem dorme de lado deve usar um travesseiro médio e se dormir de barriga para cima a recomendação é não usar travesseiro
  • evite carregar peso, especialmente por muito tempo durante o dia. Pastas, bolsas e mochilas pesadas são os grandes vilões, o certo é não carregá-las por mais de 10 minutos por dia
  • por fim, evite o estresse a qualquer custo! A tensão pode gerar graves contraturas musculares, piorar a sua postura e saúde em geral, não apenas suas costas

Seguir boa parte destas orientações reduzirá suas chances de desenvolver uma dor nas costas.

Como eliminar a dor nas costas

Ninguém gosta de ficar permanentemente com dores e a dor nas costas pode ser uma das mais crônicas, atrapalhando seu dia a dia e piorando sua qualidade de vida. Veja essas dicas para acabar com a dor nas costas de forma rápida:

  • assim que você começar a sentir dor nas costas tente relaxar. Deite de lado, se não puder deitar Si es el propietario o director del biggestcasinosonline.com Lisboa, registrese ahora para disfrutar de herramientas gratuitas que le permitiran mejorar el perfil de su establecimiento, generar nuevas opiniones y responder a los colaboradores. (se estiver no trabalho por exemplo), corrija imediatamente sua postura, sente com as costas bem encostadas na cadeira
  • se possível faça uma compressa de água quente e coloque no local onde está doendo. Você pode usar uma toalha de rosto e a água não precisa estar fervendo, deve estar de morna para um pouco quente. Faça isso por cerca de 20 minutos, se a compressa esfriar muito durante esse tempo mergulhe novamente na água quente.
  • depois que der essa primeira aliviada, é hora de tentar alongar sua musculatura das costas
  • para dores na parte superior das costas, alongue o pescoço. Basta ficar sentado de maneira ereta, com as costas bem firmadas no encosto da cadeira e inclinar a cabeça para frente, para a direita, esquerda e depois para trás. Fique 30 segundos em cada posição
  • se a dor for mais embaixo nas costas, o alongamento deve ser feito de pé. Afaste um pouco as pernas e incline o corpo para frente mantendo as pernas esticadas, tentando tocar o chão. Depois ponhas as mãos na cintura e incline o corpo para trás, depois para a direita e esquerda. Segure cada posição por 30 segundos
  • o ideal é repetir cada alongamento acima pelo menos três vezes
  • se alguém puder fazer uma massagem ótimo, senão aplique uma massagem você mesmo. Se tiver algum óleo ou creme ajuda a deslizar melhor as mãos. Tente alcançar a região onde dói e faça movimentos circulares no local, com intensidade moderada. Se encontrar um ponto onde esteja doendo mais, fique nela por mais tempo
  • se mesmo depois disso tudo a dor continuar intensa, tente tomar um analgésico ou relaxante muscular (de preferência sem antiinflamatório, pelo menos até consultar o médico)
  • tome um banho com a água morna (mais para quente) e abra bem a torneira, deixando a água bater o mais forte possível na região da dor
  • depois disso tudo, nada melhor do que uma boa noite de sono. Durma deitado de lado, com um travesseiro adequado (não pode ser muito fofo, mas deve alinhar sua cabeça). Lembre-se, o ideal são pelo menos 8 horas de sono

Você ainda pode recorrer à atividades físicas para que a dor não volte. Como já citamos, atividades de baixo impacto são as mais recomendadas, como natação, hidorginástica, pilates, etc. Fortalecer a musculatura das costas e das pernas certamente vão ajudar a prevenir futuras dores.

Persistindo as dores nas costas, não hesite em procurar um médico logo. Quanto mais rápido iniciar o tratamento, mais chances de erradicar as dores por completo.

Exercícios simples para tratar dor nas costas

Para encerrar você pode tentar fazer esses exercícios simples em casa mesmo. Eles ajudam a prevenir ou tratar a dor nas costas.

  • fique em pé, estique bem as pernas e deixe-as levemente separadas, fique bem ereto e tente tocar o chão, isso esticará os músculos posteriores das pernas
  • mantenha a posição por 30 segundos
  • depois dos 30 segundos, ainda mantendo a mesma posição, levante uma perna esticada para trás, você sentirá os músculos das costas alongarem. Faça o mesmo com a outra perna
  • fique de joelhos e apoie ambas as mãos no chão, você deve ficar literalmente de quatro com a cabeça reta e olhando para o chão
  • mantenha essa posição e estique uma perna direita e o braço oposto (perna direita e braço esquerdo por exemplo) até que ambos fiquem na mesma altura das costas. Inverta os braços e pernas e faça igual. Mantenha cada posição por 30 segundos
  • ainda ajoelhado no chão sente nos seus próprios calcanhares inclinando o corpo para frente. Estique os braços o máximo que puder e coloque as mãos no chão. Estique bem os braços e coloque as mão no chão. Mantenha a posição por 30 segundos

Além do alongamento, se feitos constantemente esses exercícios podem fortalecer a musculatura das costas. Confira abaixo a forma correta de fazer exercícios de alongamento.