5 hábitos que você deve desaprender no trabalho

Produtividade é um estudo do que funciona e do que não funciona no trabalho e está sempre em evolução . A nossa rotina de trabalho pode mudar em um ritmo alucinante e o que era aceito como uma boa prática nos últimos anos, agora pode fazer mais mal do que bem. Isso às vezes significa que temos que desaprender hábitos no trabalho que antes eram percebidos como sendo "bons".

 



 

Muita gente ainda acredita na cultura de que "tem que mostrar serviço" para agradar o patrão e acaba exagerando na dose. Trabalhar demais não é sinônimo de produtividade. Além de afetar seu rendimento a longo prazo pode afetar sua saúde.

Abaixo estão algumas dicas que vão contra a corrente dos conselhos típicos de de produtividade.

Pare de pensar de forma tão positiva

Quando visualizamos nossos objetivos como já alcançados, isso pode levar nossas mentes a uma certa calmaria e complacência, mesmo que subconscientemente. Metas são importantes, mas certifique-se que você está consciente das dificuldades que irá enfrentar ao longo do caminho. Ou seja, não pense que tudo será fácil e prático. Só quando começamos um projeto ou trabalho nos damos conta de onde nos metemos. Não diga para seu chefe que sabe exatamente quanto tempo levará para terminar algo. Se ele quiser estipular um prazo tudo bem, mas caso você comece e veja que vai demorar mais do que o esperado chame-o para uma reunião e explique o motivo pelo qual você precisará de mais tempo.

Pare de tentar preencher todas as horas do seu dia

Você já se perguntou por que você tem a maioria de suas ideias no chuveiro? É porque o chuveiro é um dos últimos espaços sagrados onde não estamos distraídos por colegas ou tecnologia. Nossas idéias precisam de tempo para fermentar e se conectar com outras idéia e estar relaxado ou sem fazer nada permite que nossas mentes alcançem isso naturalmente. Por isso é tão importante respeitar seus momentos de lazer e descanso. Da mesma forma, quando empacar em alguma coisa pare de gastar horas tentando resolver. Faça outras coisas e a solução às vezes aparecerá naturalmente.

 



 

Pare de ligar para o que a Internet (e seu chefe) pensa de você e trabalhe

É legal verificar o tráfego do nosso blog, jogar o nome dele no Google ou comparar quantos seguidores ele tem no Twitter, mas este tipo de "insegurança" raramente nos ajuda a avançar em atividades criativas. Tarefas como essas são calorias intelectuais vazias que não contribuem em nada para o trabalho em si. Se você realmente quer que essas medidas aumentem concentre-se em colocar a mão na massa e deixe essas "pesquisas" para um dia e tempo específico da semana. O mesmo conselho vale para seu chefe. Ao invés de ficar tentando impressioná-lo com coisas fúteis ou bancando o puxa-saco, produza e seja responsável e profissional. Só assim você causará uma boa impressão que dure e seja verdadeira.

Pare de equacionar Rejeição com Falha

Ser rejeitado é doloroso, mas não é isso que vai nos deter – é como reagimos a esses contratempos que muitas vezes determina o nosso sucesso. Pesquisas mostram que lidar com a rejeição com uma mentalidade de "eu vou mostrar a eles" pode realmente aumentar o desempenho, ao invés de escolher o caminho mais fácil e aceitar a rejeição como uma falha sua. E mesmo se você tiver cometido erros o melhor a se fazer é aprender com eles.

Pare de gastar mais tempo em seu trabalho

Quando sentimos que precisamos fazer mais coisas costumamos investir mais do nosso tempo no trabalho, trabalhando nos fins de semana ou à noite. Mas o nosso tempo é finito e excesso de trabalho pode acabar causando danos colaterais a nossa criatividade. Em vez de gastar mais tempo em nosso trabalho devemos gastar menos. Ao abraçar o ritmo natural de nossos corpos (trabalho e pausa), podemos sustentar os nossos níveis de energia.

Confira 5 dicas para você não cair nessa armadilha de trabalhar em excesso, criando hábitos que vão te causar danos à saúde.

Trabalhar até tarde ou na madrugada

Esse é um exemplo clássico. Trabalho acumulado, prazos apertados, uregência e cobranças levam muitas pessoas a trabalharem de noite ou de madrugada. Mas se você não respeitar a hora de seu organismo descansar vai acabar prejudicando tudo. Raciocínio e reflexos mais lentos, pouca capacidade de concentração e vários problemas de saúde pode aparecer (estresse, pressão alta, etc.). Caso não tenha jeito e você tenha que ficar trabalhando, tente negociar e dormir até mais tarde no dia seguinte ou sair mais cedo do trabalho. Você precisa recarregar as suas energias.

Pular o café da manhã

Seu organismo precisa de energia para queimar. A concentração requer muito dessa energia e não tomar café da manhã por causa da pressa vai comprometer seu raciocínio e concentração. Além disso você vai acbar comendo em dobro no almoço. Nada equilibrada essa dieta. Além do café da manhã recomenda-se que você coma sempre um pequeno lanche a cada duas horas.

Almoço sem sair do escritório

Você quer economizar tempo na hora do almoço mas saiba que isso pode ser sinônimo de indingestão, além do fato de que provavelmente você vai fazer um lanche ou partir para comidas ricas em gorduras e carboidratos. Pra completar o desastre pesquisas mostram que o teclado é o local mais sujo no ambiente de trabalho, sendo assim comer na mesa de trabalho também não é uma boa ideia. Comer fora do escritório é uma pausa saudável para o corpo e para a mente. Relaxe, coma bem e equilibradamente para enfrentar bem o resto da jornada de trabalho.

Postura

Ficar sentado por longos períodos é péssimo para a nossa saúde. Além de prejudicar a circulação a falta de postura pode gerar dor e desconforto durante o dia. Ter uma postura correta diminui a sua tensão nas costas e aumenta o fluxo sanguíneo.