10 super dicas para computador e internet

Provavelmente já disseram para você fazer back up do computador, ou ter senhas mais seguras. Bons hábitos ao usar seu computador e a internet não é algo apenas para os nerds em tecnologia, qualquer um pode e deve ter certos cuidados. Com nossa lista de dicas você pode economizar um bom dinheiro, manter suas informações pessoais em segurança e evitar frustrações mais à frente como computador lento e perda de arquivos.

Verifique regularmente suas configurações de privacidade em redes sociais.

Você provalvemente já sabe que redes sociais como o Facebook não são prodígios de segurança. Infelizmente a única maneira de manter suas informações seguras é fazendo uma checagem de vez em quando. Aprenda o que cada opção faz e ajuste-as de acordo.

Você também pode usar serviços como o AdjustYourPrivacy.com que coleta todas as configurações de privacidade mais importantes das suas redes sociais para que você possa escolher o que te interessa em apenas uma página.

Saiba quando você está pagando muito caro por um produto

Tudo bem que tecnologia não é barata, ainda mais quando os produtos são sofisticados, mas você também não precisa ir à falência para comprar as coisas. Existem muitos mitos por aí e caso você embarque em alguns deles pode tomar um prejuízo desnecessário. Cabos HDMI "folheados a ouro" são um desses mitos. Não precisa comprar o cabo mais barato do mundo, mas um cabo razoável é tão bom quanto essas promessa mitológicas. Outra forma de economizar dinheiro quando estiver nos EUA ou comprando online é adquirir aparelhos recondicionados. Eles geralmente são novos (foram trocados assim que deram defeito) e foram bem consertados, custando muito menos que os aparelhos zero bala.

Outro mito é o de que comprar garantias extendidas junto com os produtos é uma boa. A maioria das suas garantias ficarão sem uso e é obrigação dos fabricantes consertarem seus produtos defeituosos. Sem contar no tempo que você ficará sem o seu produto. Às vezes você mesmo pode dar um jeito e fazer alguns reparos básicos (como problemas com softwares). Caso o item seja realmente muito caro e você esteja muito inseguro, aí pode ser uma boa comprar com a garantia extendida.

Mais um mito é que processadores melhores dão mais velocidade ao seu computador. Isso até era verdade anos atrás, mas atualmente vários elementos na arquitetura de um computador dividem essa responsabilidade. Se você estiver montando um computador para editar vídeos, ou mesmo comprando um notebook, o processador é importante. Mas se você está montando uma máquina para jogos por exemplo uma placa gráfica melhor é mais importante que o processador.

Mantenha sua área de trabalha limpa e organizada

Se sua área de trabalho parece com a imagem acima então está na hora de fazer uma boa faxina. O primeiro problema com uma área de trabalho tumultuada é encontrar o que você quer. Mas se você usar um Mac uma área de trabalho assim pode até fazer com que ele fique lento. Quando você conseguir organizar a área de trabalho faça o mesmo com seus arquivos e pastas. Quanto mais fácil for para você encontrar suas coisas menos frustrado ficará.

Evite pegar malwares (e espalhar para os outros)

O termo malware serve para denominar vírus, spywares, worms e qualquer coisa criada para fazer mal ao seu computador e roubar infromações. Para se defender de qualquer um deles o procedimento é padrão. Mantenha um antivírus atualizado e não abra arquivos ou e-mails supeitos. Eles podem entrar por meio de programas executáveis (por exemplo, um arquivo em mp3 deve ser nomeado musica.mp3 mas o vírus vem como musica.mp3.exe) ou apenas clicando em um e-mail aparentemente inofensivo. Abra apenas e-mails de quem você conhece e leia sempre o assunto antes de abri-los. Manter o firewall do seu computador ativo também é recomendado para evitar worms, que exploram a vulnerabilidade de uma rede para conseguir entrar.

Fique em segurança quando usar wi-fi público

Usar wi-fi público ou wifi grátis é sempre tentador. Mas tome muito cuidado com a segurança de suas informações quando acessar essas redes abertas. Mesmo as que contam com senhas fornecidas para você podem ser alvos de ataques. Outra pessoa com experiência de hacker que esteja compartilhando a mesma rede pode entrar facilmente nas suas informações pessoais. Por isso quando utilizar redes públicas desligue o compartilhamento (escolha rede pública nas opções de wi-fi) e use sites com HTTPS e SSL sempre que possível. Assista ao vídeo abaixo para entender o que são.

Fique esperto com fraudes, golpes e mitos da internet

A internet está cheia de golpes, fraudes e informações falsas que você provavelmente esbarra todo o tempo sem perceber. Às vezes são prejudiciais, como e-mail falso do banco que dá a sua identidade para os golpistas, enquanto outras vezes são inofensivos em sua grande maioria, como uma citação falsa que se torna viral no Facebook. De qualquer forma, porém, você deve tentar evitar ser vítima dessas fraudes e ajudar a interromper a disseminação. É realmente muito fácil identificar esses mitos on-line e evitar ser enganado. Apenas lembre-se: se algo parece um pouco duvidoso, provavelmente é.

Saiba que manutenção seu computador precisa (e não precisa)

Nós todos sabemos que os computadores precisam de alguns cuidados e manutenção para continuarem funcionando bem, mas não há necessidade de contratar algum charlatão para fazer manutenção do computador quando ela pode ser feita por você mesmo. Muitos tutoriais na internet (até mesmo no Youtube) podem resolver pequenos problemas como limpeza, reinstalação de sistema operacional e outros problemas com softwares. Existem até tutoriais que ensinam a acelerar seu computador. Assim como Macs e PCs, celulares como iPhone e Androids entram nessa lista. Por isso antes de pagar para alguém fazer o óbvio tente procurar ajuda online.

Faça backup sempre

Você provavelmente já ouviu as pessoas dizerem um milhão de vezes para você fazer um back up dos seus arquivos. Não queremos ser mais um chato, mas há uma razão para isso. Você sempre acha que a perda de dados não vai acontecer com você, mas isso acontece com todo mundo um dia e ter backup atualizado é a única maneira de evitar a frustração. Além disso, fazer um back up é absurdamente fácil e todo mundo pode fazer, então você não tem desculpa: faça o backup agora. Você ficará feliz por ter feito.

Existem várias maneiras de fazer back up (pelo Windows, gravando DVDs, outros programas), o vídeo acima é uma delas. Assista a outros vídeos e escolha a forma mais adequada para você.

Faça buscas no Google como um profissional

Se você já se perguntou os adeptos da tecnologia sabem tudo o que sabem, o segredo é: eles procuram tudo no Google. Com as habilidades certas, no Google você pode encontrar informações sobre qualquer problema técnico que você está tendo e corrigi-lo sozinho, sem ajuda de ninguém. Para isso basta conhecer as ferramentas que o próprio Google disponibiliza para te ajudar. Perca um tempinho para conhecê-las pois certamente serão muito úteis da próxima vez que você precisar fazer buscas mais específicas. Você perderá menos tempo procurando e achará exatamente o que quer.