10 pesadelos mais comuns e seus significados

Curiosidades6.869 Visualizações

A maioria das pessoas sofrem com pesadelos de vez em quando. Tem épocas temos mais ocorrência de pesadelos, e alguns desses sonhos ruins são recorrentes. Mas o que os pesadelos significam? Embora às vezes sejam criações do nosso subconsciente sem nenhuma interpretação mais profunda, em muitos casos os pesadelos têm causas bem específicas.

Eles podem permitir que você mergulhe fundo nos seus pensamentos e sentimentos e verifique com maior precisão seu presente estado mental e emocional. Veja abaixo uma lista com os 10 pesadelos mais comuns e seus significados.

10 – Desastres Naturais

Desastres Naturais

Você já sonhou que estava no meio de uma tempestade, de um furacão ou de um terremoto? Pesadelo com desastres causados pela natureza indicam um grande medo ou ansiedade. Como a natureza é imprevisível e não pode ser controlada, esses sonhos estão relacionados com estresse e ansiedade no seu dia-a-dia. Uma prova, uma consulta médica, uma reunião importante, problemas no relacionamento, ou seja, qualquer tipo de situação estressante pode estartar esses pesadelos.

 

9 – Eu vejo gente morta

Fantasmas

Esse pesadelo é um dos mais horripilantes. Você sente como se estivesse sendo contactado por alguém que está morto. Podem ser pessoas que você perdeu recentemente ou outras pessoas que você nunca viu. Esse tipo de sonho pode estar associado com a incapacidade de superar essas perdas. Por exemplo, você acabou de perder um parente próximo e ainda está lutando emocionalmente para aceitar a perda. Claro que esses pesadelos podem estar ligados com o medo do desconhecido. Você pode ter visto um filme de terror e ainda estar impressionado. O medo de adoecer pode causar esses pesadelos também. Pessoas com doenças terminais ou graves frequentemente têm esse tipo de sonho.

 

8 – Perder compromissos importantes

Agenda

Tem gente que sonha que perdeu o próprio casamento, uma reunião importante ou outro evento especial. Isso é comum com quem está vivendo uma vida corrida, cheia de pressão, onde não há descanso. Esses tipos de pesadelo estão ligados com a ansiedade de falhar, ou de não ser capaz de alcançar as expectativas que os outros fazem de você. Quem tem esse tipo de pesadelo pode se surpreender com a quantidade de ansiedade e negatividade que tem dentro de si. Tudo por causa do medo de falhar ou não superar expectativas.

 

7 – Ficar nu em público

sonho nu em publico

Aparecer nu em público pode parecer engraçado – pelo menos depois que você acorda. Mas esse tipo de pesadelo pode estar relacionado com um problema maior. Esses pesadelos são tidos frequentemente por indivíduos que sofrem com a aparência e baixa-estima. Ficar nu em público pode estar relacionado com o medo de ser julgado pelas outras pessoas. As pessoas que têm esse pesadelo geralmente ficam meio perturbadas depois que acordam.

 

6 – Sonhar que está caindo

Sonhar que está caindo

Sonhar que está caindo geralmente é uma representação da ansiedade de que você não está no controle de sua vida pessoal. Essas ansiedades geralmente têm a ver com problemas financeiros, relacionamentos, seu trabalho ou algum tipo de abuso. O sentimento de cair para a morte certa está relacionado com o sentimento que a pessoa tem de não poder controlar certos aspectos ou situações na vida real. Esses pesadelos também são compartilhados por pessoas que estão em lugares de poder mas mesmo assim sentem que não conseguem controlar certas partes de suas vidas.

 

5 – Sonhar com dentes

Dentes

Esse é outro tipo de sonho que tem origem nas inseguranças das pessoas. Como o pesadelo de ficar nu em público, pesadelos com dentes caindo geralmente representam a ansiedade do indivíduo, assim como seu receio, de ser julgado pelas pessoas que o cercam. Esse julgamento pode ser tanto no plano material, no trabalho, no campo intelectual ou psicológico. Mas o mais comum talvez seja o receio de ser julgado quanto a aparência física.

 

4 – Sonhar com doenças ou ferimentos

Sonho com machucado

Quando as pessoas têm pesadelos onde ficam machucadas ou feridas, geralmente é por causa de um sentimento de impotência na vida real. Sonhos com ossos quebrados podem ser uma maneira de seu sub-consciente avisar que você está se sentindo fraco ou vulnerável em alguma área da sua vida. Descobrir seus pontos fracos e trabalhar para tentar melhorá-los pode atenuar esses tipos de pesadelo.

 

3 – Fim do relacionamento

Termino relacionamento

Pesadelos onde uma pessoa importante (marido, esposa, namorado) está indo embora provavelmente são os que estão mais enraizados na vida real. Pode ter uma leitura direta, que é o medo que a pessoa tem de que seu parceiro a deixe sozinha, ou pode ser causado por sentimentos de insegurança no relacionamento, onde a pessoa está se sentindo inferiorizada. Em todo caso, sempre é originado por esse sentimento de insegurança, seja o medo de ficar sozinho ou de se sentir inferior.

 

2 – Ficar preso dentro de algum lugar

 

Sonhar que está preso

Sonhos sobre ficar preso em algum lugar são muito comuns com indivíduos que sofrem de claustrofobia (medo de ficar confinado em espaços pequenos, ondea pessoa não pode se mover e fica presa). Entretanto, esse tipo de pesadelo também pode ocorrer com pessoas que estão com medo de não conseguirem sair de uma situação na vida real. Pode ser um problema financeiro, um emprego sem futuro ou um relacionamento negativo. O pesadelo pode ser uma manifestação do sentimento de medo de não poder se livrar de uma situação limitadora, que não deixa o indivíduo alcançar seu potencial ou ser quem deseja.

 

1 – Ser perseguido ou atacado

Sonho pesseguição

Esse é de longe o pesadelo mais comum que as pessoas têm. Pesadelos dessa categoria podem girar em torno de ser perseguido ou atacado por pessoas, animais ou criaturas paranormais. Esses tipos de sonho são manifestações frequentes de quando você está com medo de alguma coisa, com medo de confrontar algo em sua vida. Pode ser um chefe mala sem alça, um professor, pais abusivos ou até mesmo um namoro ou relacionamento que não seja muito saudável e esteja te sufocando. O sentimento de estar sendo perseguido geralmente é um sinal de que você não consegue confrontar situações difíceis na sua vida pessoal. O ato de tentar fugir do seu perseguidor no sonho também é um reflexo da sua vida real. Por exemplo, se você está se escondendo com medo no sonho, isso pode indicar que é assim que você está lidando com seus problemas no mundo real. Observar como você age dentro dos sonhos pode ajudar a encontrar uma correlação entre o pesadelo e suas ações na vida real que ajude a lidar com o problema em si.